Aprenda em 4 aulas as ferramentas fundamentais para você desenvolver efeitos especiais através da Unreal Engine.

  • 4 aulas gravadas
  • Reassista quando quiser
  • Acesso Vitalício
  • 6 horas de duração
  • Material de Apoio
  • Aulas mensais ao vivo
Quero aprender VFX para Unreal Engine

Este curso é voltado para artistas de VFX iniciantes e artistas de outras áreas que queiram começar a entender o pipeline de efeitos especiais na Unreal Engine.


Iremos do básico ao render usando somente a Unreal Engine, sem necessidade de outros softwares.


Você aprenderá conteúdos de uma área que está em forte crescimento tanto para jogos quanto para cinema e animações.

Quero aprender VFX para Unreal Engine

Aula 01. Criando a Explosão no Niagara - Parte 1 

  • Materiais - Básico e Parâmetros Dinâmicos
  • Niagara - estrutura básica e funcionamento
  • Boas Práticas na criação de VFX
  • Terminaremos esta aula concluindo o efeito principal das chamas e fumaça da explosão e testando na nossa viewport. Aprenderemos a montar materiais de níveis mais avançados e com ajustes dinâmicos. Entenderemos também o funcionamento de diversos módulos dentro do Niagara para que você possa criar seus próprios efeitos usando essa poderosa ferramenta.


Aula 02. Criando a Explosão no Niagara - Parte 2

  • Criação dos Emitters complementares da Explosão
  • Criação da distorção da onda de calor
  • Criação da onda de fumaça e poeira
  • Ajuste da explosão secundária
  • Ajustes de parâmetros para compatibilizar todo o efeito
  • Nesta aula concluiremos o efeito no Niagara incluindo diversos complementos ao VFX, como onda de calor, de poeira e até uma explosão secundária.

Aula 03. Introdução Chaos Fracture

  • Introdução ao Chaos Fracture
  • Gerando fraturas e Geometry Collections
  • Introdução ao Field System
  • Ajustando parâmetros para a explosão
  • Ao final desta aula você terá entendido como funciona o Chaos Fracture, suas principais configurações e vai aplicá-las à estrutura que você vai explodir em seu VFX.

Aula 04. Render e Blue Prints

  • Criando cinematic
  • Animando câmera
  • Criando o Chaos Cache
  • Instalando e configurando o Render Queue
  • Criando uma Blueprint para uso do VFX in game
  • Nesta última aula você terá seu efeito completo e aprenderá como renderiza-lo ou dispará-lo in game através de uma blueprint 

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Quero aprender VFX para Unreal Engine

Onde o VFX é usado?


Seja em jogos ou produções cinematográficas, todo o projeto usa efeitos especiais. Desde uma simples partícula simulando poeira na cena, até efeitos de laser ou explosões. O profissional de VFX é muito requisitado em um projeto porque seu trabalho realmente traz ganhos estéticos e contribui muito para o “mood” do jogo ou do filme.

Porque aprender VFX é importante?


Embora seja fundamental para todo projeto, há poucos profissionais especializados em VFX no Brasil e no mundo. Isso faz com que o profissional com expertise na área se torne muito requisitado no mercado.


O que significa VFX?


VFX é a sigla que derivou do som das palavras “video effects” em inglês e representa todos os efeitos que envolvem partículas, simulações e até animações e materiais.


O que terei alcançado após o final do curso de VFX?


Você terá o efeito de explosão totalmente construído e terá aprendido as principais características das ferramentas usadas no processo de construção - Niagara e Chaos Fracture - com isso terá uma boa base para iniciar a construção de seus próprios efeitos.

Aprenderá como configurar um cinematic com seus efeitos e até a como programar blueprints para dispará-lo durante a gameplay.



Seu Professor:

Seu Professor:

Matheus Massari é um talentoso artista de VFX e de ferramentas procedurais, Instrutor Autorizado Unreal Engine e compartilha seu conhecimento e habilidades com outros aspirantes a artistas e desenvolvedores.


Massari é Producer na Rivers Digital Productions e professor na Rivers School.


Você pode conferir algumas de suas peças em: https://www.artstation.com/matheusmassari

Matheus Massari é um talentoso artista de VFX e de ferramentas procedurais, Instrutor Autorizado Unreal Engine e compartilha seu conhecimento e habilidades com outros aspirantes a artistas e desenvolvedores.


Massari é Producer na Rivers Digital Productions e professor na Rivers School.


Você pode conferir algumas de suas peças em: https://www.artstation.com/matheusmassari

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"Eu comecei o curso pensando que funcionaria pra mim como um hobby, e pelo conteúdo que foi apresentado acabou me despertando um interesse genuíno em me especializar e ingressar na área. Também gostei da rede de apoio que a escola oferece."

Tabata Andrade

Aluna da Escola Rivers

"A Rivers é uma escola visionária com metodologia atual ao mercado de trabalho, mentoria que facilita o conhecimento e vai além com conteúdos extras através de suas mídias, eu só tenho a agradecer e a exaltar essa escola que vem me fazendo evoluir cada vez mais em minha carreira.."

Ariane Medeiros

Aluna da Escola Rivers

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